domingo, janeiro 03, 2010

VOCÊ SABIA? De onde vem o Coalho dos queijos que consumimos??




Qual a origem do coalho do queijo?


Por incrível que pareça o coalho da maioria dos queijos que são consumidos tem como agente coagulante enzima quimosina e pepsina extraido do quarto estomago de bezerros em lactação (YOUSIF et al, 1996). A demanda de estomagos de bezerros é alta, então isso quer dizer que para a produção do coalho o animal precisa ser morto!!

Para quem assumiu um perfil vegetariano  vai uma dica pois na maioria das vezes a carne é trocada pelo queijo como fonte de proteina (não é o objetivo entrar em perfis filosoficos) mas na realidade o consumo de origem animal não é interrompida pois o coalho desse queijo é do estomago do bezerro....  Um alerta principalmente para os lactos vegetarianos, ou quem opta em  não colaborar com a matança de animais e até porque atualmente assumir essa atitude é uma forma de lidar com a industria da carne que se infiltra na sociedade em todos os níveis. Insere-se com uma face aterrorizante nas questões ecológicas principalmente no desmatamento da Floresta Amazonica, desapropriação de povos indigenas, mal trato aos animais  entre outros...  O mercado do coalho tem sua origem na produção da carne de vitela, os criadores de vitela tem mais lucro vendendo estomago, que não é consumido como carne para laticínios na produção de queijos e iorgutes.... detalhes desse processo pode ser visto em video

Um detalhe é que para baratear o custo industrias quijeiras utilizam estomagos de bovinos adultos e também de porcos.

ATENÇÃO:

A rede Habib’s, por exemplo, é dona de um extenso rebanho na região Amazônica. Todos os queijos produzidos pela rede são feitos com o coalho animal produzido de seus próprios rebanhos.

É possivel obter informações sobre a origem dos coalhos dos queijos que estamos consumindo através do SAC da empresa geralmente o numero esncontra-se no rótulo.





Mas existem outros tipos de coalhos como os microbianos ou geneticos, os vegetais encontrados em folhas de figo, o melão, algumas sementes e até mesmo o limão. E também existem queijos que normalmente são feitos sem coalhos como a ricota, o requeijão, o catupiry, cotagge, chancliche, cream cheese, paneer, a maioria dos requeijões de copo, queijos caseiros produzidos a partir do iogurte, entre outros). Porém, a indicação é ler sempre o rótulo e evitar o consumo de queijos onde não se possa saber a origem.






notas:
Corante de cor vermelha obtido a partir da cochonilla, pequeno inseto encontrado na região central da América. O Carmim de Cochonilha é utilizado para pintura de queijos como o Reino e o Edan. In:  http://www.queijosnobrasil.com.br/portal/index.php?cod_dados=11&cod_tipo=5&cod_menu=19,