sexta-feira, janeiro 15, 2010

SAIBA MAIS! COMO ACONTECE UM TERREMOTO



O terremoto é um abalo de terra que ocorre durante um tempo bem pequeno de 2 a 3 minutos e o reflexo é um tremor no chão e isso traz como consequência desmoronamento de casas, os móveis caem e as janelas de vidro quebram, e em casos mais violentos pode derrubar até prédios e pontes.
O planeta terra é formado por camadas, assim temos a água camada (HIDROSFERA), temos o ar camada (ATMOSFERA) e as rochas camada (LITOSFERA). A LITOSFERA são rochas por isso é a camada mais rígida do planeta ela divide-se em placas menores são as famosas placas Tectônicas, essas tectônicas se movimentam o tempo todo lentamente gerando um esforço contínuo e proporcionando uma deformação nas grandes massas de rocha. Quando esse esforço chega ao limite de resistência da rocha faz com que ela se rompa e libere essa energia em forma de ondas que chamamos de ondas sísmicas que se espalham em todas as direções e com isso surge o terremoto.



Existe uma escala de medição para terremotos chamada de ESCALA RICHTER criada para medir essas ondas sismicas.  A escala Richter é pontuada de um a nove. Cada grau corresponde a ondas dez vezes mais “fortes”, a uma potência 30 vezes superior. Assim, por exemplo, um terremoto de grau nove na escala Richter é 900 vezes mais potente que um tremor de grau sete. Um terremoto de menos de 3,5 graus é apenas registrado pelos sismógrafos. Um entre 3,5 e 5,4 já pode produzir danos. Um entre 5,5 e 6 provoca danos menores em edifícios bem construídos, mas pode causar maiores danos em outros. Já um terremoto entre 6,1 e 6,9 na escala Richter pode ser devastador numa zona de 100 km. Um entre sete e 7,9 pode causar sérios danos numa grande superfície. Os terremotos acima de oito podem provocar grandes danos em regiões localizadas a várias centenas de quilômetros do epicentro.

No caso do HAITI localizado na américa central no dia 12/1/2009 teve ocorrência  de um encontro dessas  placas tectônicas e fez a terra tremer em uma escala muito elevada.
O Brasil, felizmente, está um tanto quanto afastado dos encontros entre as placas tectônicas, o que faz com que o Brasil seja um país onde dificilmente ocorrem tremores de terra.

Já no Japão, chegam a ocorrer (acreditem!) até três terremotos por dia.

OBSERVE O MAPA ABAIXO E SAIBA ONDE SE LOCALIZAM AS PLACAS TECTÔNICAS !




http://sobreisso.com/tags/haiti/




veja ilustração das placas e entenda mais no link abaixo

http://g1.globo.com/Noticias/Ciencia/0,,MUL89397-5603,00.html

saiba mais !!! sobre os fenomenos naturais