sábado, setembro 19, 2009

Saiba Mais! SERPENTES

Filo Cordata
Classe- Reptilia
Sub-classe- Diapsida
Ordem- Squamata
Sub -ordem- Serpentes
Também chamados de cobras ou ofídios, são repteis pecilotermicos, não tem patas e com partilham a mesma ordem dos Lagartos.
A atração pelas cobras é chamada de ofiofilia e a repulsão chamada de ofiofobia.
O estudo dos repteis é chamado de herpetologia (herpeton = aquilo que rasteja)
São répteis "Ectotermicos" = elas não tem mecanismo de regulação térmica dependem do calor externo para se aquecer.
Todas as cobras são carnívoras, comendo pequenos animais (incluindo lagartos e outras cobras), aves, ovos ou insetos. Algumas cobras têm uma picada venenosa para matar as suas presas antes de as comerem. Outras matam as suas presas por estrangulamento (constrição). As cobras não mastigam quando comem, elas possuem uma mandíbula flexível, cujas duas partes não estão rigidamente ligadas, esse feito se dá graças ao osso quadrado que funciona como uma peça de encaixe, que quando necessário ela desarticula sua mandíbula dependendo do tamanho de sua presa.
As cobras ficam entorpecidas, depois de comerem, enquanto decorre o processo da digestão. A digestão é uma atividade intensa e, especialmente depois do consumo de grandes presas, a energia metabólica envolvida é tal que na Crotalus durissus, a cascavel mexicana, a sua temperatura corporal pode atingir 6 graus acima da temperatura ambiente. Nesse momento caso seja perturbada pode regorjitar a presa para fugir e quando não seu processo metabólico é totalmente eficiente.
Sua pele é coberta por escamas , as suas pálpebras são escamas transparentes que estão sempre fechadas. Elas mudam a sua pele periodicamente...
SURUCUCU- Lachesis muta DESCRICAO: Serpente de médio porte chegando a 3,50 metros, fossetas loreais presentes, pupilas verticais, dentição solenoglifa, peçonhenta. Possuem escamas dorsais em forma pontuda lembrando os picos da jaca e suas escamas da cauda são ericadas. Cor de fundo amarelo queimado, com desenhos em forma de losangos negros. BIOLOGIA: Crepuscular e noturna, terrestre, ovípara.
Fonte: Wikipédia
pentcha.tripod.com.br