
Já foram descritas mais de 75.000 espécies. Alguns moluscos como os cefalopódes, (polvos e lulas) o pé ao longo da evolução se transformou em tentáculos com ventosas, 

nos caracóis a concha toma uma forma espiral, 

enquanto nos *bivalves e composta de duas partes articuladas (as valvas) que se fecham com auxilio de vários músculos.
Um numero elevado de moluscos vivem no meio marinho, tanto em grandes profundidades como em áreas costeiras e também os que levam uma vida pelagica como os polvos e lulas deslocando-se livremente pelos oceanos. As plataformas continentais, zonas de menor profundidade que margeiam os continentes, são um meio propício à proliferação de numerosas espécies. Algumas vivem semi-enterradas na areia do fundo; outras se fixam às pedras do litoral e se mantêm a descoberto quando baixa a maré; e muitas vivem em recifes de corais e se desenvolvem por entre as colônias de celenterados.

Entre os bivalves acham-se espécies muito utilizadas na alimentação humana, entre elas o mexilhão da Europa (Mytilus edulis) e seus correspondentes brasileiros, os mariscos conhecidos por nomes como sururu ou bacucu, a ostra (Ostrea edulis), a navalha européia (Ensis ensis), a unha-de-velha alagoana (Tagelus gibbus) ou a famosa coquille Saint-Jacques francesa (Pecten jacobeus), conhecida também como concha-de-romeiro. Referência à parte merece a enorme Tridacna gigas do Pacífico, que alcança 1,30m e cujas conchas foram usadas em igrejas antigas como pias batismais.
Saiba Mais !!! ZOOLOGIA DOS INVERTEBRADOS