
A maconha é uma das drogas extraidas de plantas mais antigas. Seus registros datam desde 2723 A.C na farmacopéia chinesa. Difundiu-se aos poucos para India, Oriente médio e chega a Europa apenas nos fins dos século XVIII e inicio do século XIX, passando pelo Norte da Africa e atingindo as Americas. Até esse momento era usada nas área testil e medicinal.
Discorides e Galeno utilizavam-na como medicamentos para alguns tumores e observaram que o uso continuo era capaz de causar esterilidade masculina e inibir a produção de leite na mulher.No meio do século XIX até os anos 40 a maconha constava na farmacopéia oficial de vários países.No meio o século XX os cietistas identificaam os efeitos colaterias da maconha e seu uso farmaceuticos por lei em vários países.
Mas o consumo da maconha passou a ser disseminado pelo mundo nos anos 60 consumida pelas classes mais baixas e em seguida apreciada pelos jovens de todas as classes.Atualmente de acordo estatisticas a maconha está entre as drogas ilicitas mais consumidas pelos jovens estudantes colegiais e universitarios.
Planta da familia Cannabinaceae gênero Cannabis, conhecendo-se até o momento duas espécies e quatro variedades:
ESPECIE SATIVA VARIEDADES SATIVA / SPONTANEA
ESPECIE INDICA VARIEDADES INDICA /KAFIRISTÂNCIA.
Seu nome genéro = cânhamoEm 1735, o botânico Carl Lineu nomeou a maconha como Cannabis sativa.